Trabalho ilegal em um terço das empresas de construção civil inspecionadas na Holanda
Clivia Caracciolo, 16 de setembro de 2008.
Em uma entre cada três empresas do setor de construção civil inspecionadas no ano passado foi constatada a presença de trabalhadores ilegais ou o pagamento de salários abaixo do mínimo exigido por lei. Cerca de 700 construtoras e 170 empreiteiras foram especialmente selecionadas para inspeção das autoridades e por este motivo o resultado não mostra o quadro geral do setor.
Na maioria dos casos, estrangeiros foram flagrados sem permissão para trabalhar na Holanda, com ciência de seus patrões. Outras situações foram de patrões que não tiveram como comprovar a identidade de seus funcionários estrangeiros e ainda 15 casos de pagamentos abaixo da tabela. No total foram recolhidos 2 milhões de euros para as 210 multas aplicadas pelos inspetores.
Os inspetores do Ministério para Assuntos Sociais e Condições de Trabalho (SZW sigla em holandês) pediram a intervenção da maior organização que agrupa a categoria dos patrões da construção civil da Holanda, Bouwend Nederland. Ficou acertado que serão organizadas reuniões com estreita colaboração do Ministério e da organização patronal para informar melhor os empregadores sobre a lei de contratação. O ministério também lançará dia 1 de outubro um site destinado aos empregadores que tiverem a intenção de contratar estrangeiros para seu o quadro de funcionários (www.wetarbeidvreemdelingen.nl).
Apesar destas medidas as inspeções vão continuar de maneira rigorosa no setor a fim de deter e prevenir o pagamento injusto e a contratação ilegal de trabalhadores imigrantes na Holanda, informou o Ministério.
Fonte: Ministério para Assuntos Sociais e Condições de Trabalho
*Comente
aqui:
*Se você não consegue visualizar o link dos comentários, clique em "atualizar página" no seu navegador.