Brasileira de 17 anos ganha Prêmio Infantil da Paz
A brasileira de 17 anos, Mayra Avellar é a vencedora do Prêmio Infantil da Paz 2008. A garota do Rio de Janeiro recebeu o prêmio das mãos do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o sul-africano Desmond Tutu. A cerimônia aconteceu no Ridderzaal na Haia.
Mayra mora na Vila Cruzeiro, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Ela recebeu o prêmio por causa da sua luta corajosa contra a grande violência nas favelas que mata milhares de crianças a cada ano. Aos 15 anos de idade, Mayra organizou uma marcha contra violência, essa marcha acabou com a patrulha armada nas escolas, um ano depois ela lutou pela paz na favela.
Junto com a diretora de cinema holandesa, Patrícia Maresch e três outros jovens ela fez um documentário sobre a vida na Vila Cruzeiro, apesar da violência e pobreza das favelas, mostrou que também acontecem coisas boas.
O documentário mostra jovens inspirados que lutam por uma vida melhor. "Esses jovens se recusam a acatar a figura estereotipada de pobre morador da favela", disse Maresch. "Eles são muito persistentes e querem subir na vida".
Mayra é também uma batalhadora, ela acha que todos podem ter um papel importante melhorando os direitos humanos. Ela está convencida de que a Vila Cruzeiro vai ser um lugar melhor se as pessoas realmente assim desejarem e reclamarem pelo direito de paz e educação. A partir de janeiro o documentário participará do circuito de festivais internacionais e nacionais de cinema.
O "Child Peace Price" começou em 2005 durante uma reunião dos vencedores do Prêmio Nobel em Roma. Cada ano é escolhida uma criança que luta por seus direitos de maneira especial. A Fundação Holandesa KidsRight é a organizadora do evento. O prêmio inclui uma quantia de 100 mil euros, esse dinheiro será investido em projetos relacionados à luta de Mayra pela paz.
Fonte: De Telegraaf
Tradução: Marcia Curvo
05/12/2008
*Comente aqui:
*Se você não consegue visualizar o link dos comentários, clique em "atualizar página" no seu navegador.