Beleza, saúde, família, relacionamento, comportamento e muitas outras vertentes do universo feminino reuniram-se na última sexta-feira, sob uma tenda em frente ao café Esprit em Amsterdam. Assim, na fria manhã de primavera de 30 de março, foi lançada a revista Vrouw, publicação semanal que acompanhará o jornal De Telegraaf aos sábados. Num aconchegante café da manhã onde leitores, imprensa, convidados especiais, redatores e colunistas do porte de Daphne Deckers e Fiona Hering encontraram-se para um agradável começo de dia e um bate-papo informal.
"A revista Vrouw é o resultado de uma pequisa de dois anos e que, após um ano de intenso trabalho, já nasce como a maior publicação do mercado holandês para o público feminino" - afirma Daphne Deckers. Escritora e jornalista, Deckers, nas suas colunas, passa a sua visão do mundo feminino, focando principalmente a mulher, a complicada relação entre família, filhos, carreira e o difícil equilíbrio entre tantas prioridades. Quando questionada como a mulher holandesa lida tudo isso, a sua resposta foi: "- Muito mal! A mulher holandesa sente-se culpada ao deixar um filho na creche, ao mesmo tempo em que sente-se culpada por não investir mais tempo na carreira. Ela sofre a pressão de todos os lados e o importante é encontrar o que a deixa feliz. Se a sua opção é cuidar dos filhos, que o faça, mas sem culpa."
A beleza esteve representada pela maquiadora Britt Sleebos, que presenteava as convidadas com a demonstração do seu talento, já compravado em programas de TV como o Idols, por exemplo. A preocupação com a beleza e saúde, contrastava com os vícios e pequenos pecados tão presentes no cotidiano feminino. Personagem da matéria sobre a obsessão feminina por chocolates, a simpática Deirdre Renaud, rodeada de diversos e irresistíveis tipos de delícias, conversou com o Brasileiros na Holanda explicando que o fascínio feminino pela iguaria é muito mais pelo sabor, enquanto que nos homens é expressado através das habilidades culinárias. Ao lado das apaixonadas chocólatras, estavam os escritores Tijn Van Ewijk e Maja Jeffkins, autores de livros sobre o romantismo e os desencontros e mal-entendidos nas relações entre homens e mulheres. Segundo Tijn Van Ewijk, o homem na Holanda mantém uma postura submissa em relação à exigente mulher holandesa e precisa de algo que o faça despertar desta situação. "O homem holandês aos 40, ainda necessita da aprovação feminina" - declara Van Ewijk. Segundo ele, que também dá aulas para ambos os sexos sobre o tema, as diferenças culturais marcam a sua presença neste âmbito e homens e mulheres latinos são mais conscientes da sua sensualidade.
Sob as batutas da editora-chefe Stella Ruisch, apoiada por um conhecido time de redatores e colunistas, a Vrouw promete atender à demanda do público feminino e diversificar o conteúdo para os leitores do jornal De Telegraaf.
Galeria de fotos
Fiona Hering |
Kirsten e Deirdre Renaud |
Daphne Deckers e Marcia Curvo |
Britt Sleebos e Dores van der Hoek |
Tijn van Ewijk e Clarissa Mattos |
VROUW - Café da manhã com glamour |
31/03/2007