por Marcia Curvo
Transporte
Público- O sistema
de transporte
público da Holanda é muito eficiente
nas cidades maiores existem bondes (tram), ônibus e metrô
que passam com intervalos curtos até à meia-noite
a partir desse horário eles passam com intervalos maiores
ou , em algumas cidades param totalmente, informe-se bem se
for sair para longe à noite.
Viajando de trem
De uma cidade para outra use o transporte
ferroviário, compre a passagem de segunda classe,
que é excelente mas preste atenção ao entrar
no trem, os vagões são marcados do lado de fora
e do lado de dentro se são de primeira ou segunda classe,
todos os vagões são não-fumantes, siga as regras à risca
para não ser pego e ter que pagar a multa que não
é nem um pouco barata! É melhor que você
compre sua passagem no guichê (taxa adicional de 50 eurocents) para que não compre
passagem errada e lá você pode pedir à atendente
o "reis planner" , ou seja, o plano de viagem,
com isso você terá informações impressas de todo o trajeto da viagem, horário de saída, de chegada em cada
estação e as devidas plataformas. Atenção!
Em alguns trajetos entre uma cidade grande e outra o trem se
divide no meio do trajeto, a parte dianteira segue para uma
cidade e os vagões da parte traseira seguem para outra
cidade diferente, é bom sempre perguntar ao entrar no
vagão se vai para a cidade onde você pretende ir
ou mesmo olhar dentro ou fora do vagão o destino do mesmo.
Há três tipos de trens na Holanda: Intercity (conexão rápida de uma cidade para outra) , Sneltrein (serviço rápido entre cidades) e Stoptrein (faz paradas nas estações de cidades pequenas). A maioria das estações estão localizadas nos centros das cidades.
Informação sobre sua viagem de trem
Antes da partida:
-
No site da rede ferroviária você poderá obter informações sobre os itinerários e tarifas, também para trens internacionais.
-
Pelo telefone 0900-9292 (70 eurocents por minuto) você poderá obter informações porta-à-porta usando transporte público holandês e para informações em rotas ferroviárias internacionas ligue para 0900-9296(35 eurocents por minuto).
Na estação:
-
Os painéis amarelos que ficam no saguão das estações ou nas plataformas, mostram horários de partidas e número das plataformas. O itinerário é mostrado na parte superior de cada painel.
-
O letreiro azul e branco no saguão e na plataforma mostra o número da mesma, o horário de partida, roteiro e destino final do próximo trem que partirá dali.
-
Painel de partida existe somente nas estações maiores, ali é informado , por ordem de partida, o horário, destino, número da plataforma e itinerário.
-
Os funcionários da NS (Rede Ferroviária), das lojinhas de conveniência Wizzl e da lanchonete Kiosk estão à disposição para informações extras.
Opções de passagens:
Enkele reis (viagem somente de ida) e dagretour (ida-e-volta no mesmo dia) - A passagem de ida-e-volta é mais barata do que duas idas. A viagem de volta, porém deve ser feita no mesmo dia da viagem de ida (até 4h da manhã do dia seguinte). Se você quiser visitar várias cidades em um dia você poderá comprar uma passagem específica para esse tipo de viagem.
Dagkaart (passe de um dia) permite que você faça viagens ilimitada em um dia. Por 5 euros extra você também terá direito a outros meios de transportes públicos como: ônibus, tram, e metrô ( esse se chama OV Dagkaart)
Weekendretour (ida-e-volta de final de semana), essa passagem é válida por um período mais longo, a viagem pode ser feita entre 19h de sexta-feira e 4h da manhã da próxima segunda-feira.
Railrunner (passagem para crianças) custa 2 euros e é válida para crianças entre 4 e 11 anos de idade viajando com um adulto maior de 19 anos. Há o limite máximo de 3 crianças por adulto. Crianças até 3 anos de idade não pagam passagem.
Onde comprar as passagens?
Há máquinas de vendas de passagens de trens em todas as estações. Estações de médio porte com lojas de conveniência Wizzl ou Kiosk também vendem passagens nos caixas das lojas. As grandes estações têm guichês de vendas de passagens.
Saiba como usar os dois tipos de máquinas de vendas de passagens clicando sobre elas.
Formas de pagamento:
-
Máquinas de vendas de passagens com tela de toque (touchscreen) aceitam cheque eletrônico holandês (PIN), também cheques eletrônicos internacionais com a logomarca MAESTRO e moedas.
-
As lojas Wizzl e Kiosk aceitam cheque eletrônico holandês (PIN) e dinheiro. Não aceitam cartões de crédito!
-
Guichês de venda de passagens nas estações de grande porte aceitam pagamento em dinheiro, cheque eletrônico holandês (PIN) e cheque eletrônico internacional com logomarca MAESTRO, mas não aceitam cartões de crédito. Nas estações de grande porte, em geral, há postos de câmbio GWK onde fazem câmbio de moedas estrangeiras e descontam cheques de viagem. Os postos GWK também têm caixas eletrônicos onde é possível sacar dinheiro com cartão estrangeiro.
Serviços oferecidos nas estações
Guarda-bagagem - Em várias estações há os guarda-bagagens eletrônicos ao custo de , aproximadamente, 4 euros por um período de 24h.
Achados e perdidos - Se você esquecer seus pertences no trem, informe imediatamente ao guichê de venda de passagens. Você terá que pagar uma taxa pelo retorno dos objetos.
Informação para inválidos - Você precisa de assistência especial para embarcar ou se acomodar no trem? Ligue para 030 235-7822 com, pelo menos, um dia de antecedência de sua viagem para reservar assistência especial.
Viajando com sua bicicleta no trem - Se você quer levar sua bicicleta no trem, você precisará comprar uma passagem Dagkaart Fiets (passe de um dia para bicicleta) por 6 euros. Esteja ciente que o espaço é limitado e que as bicicletas não são permitidas nas viagens de trem nos horários de pique (6:30 até 9h) da manhã e do final da tarde(16:30h até 18h) (exceto nos meses de julho e agosto). Verifique as regras e condições nos guichês de passsagens da rede ferroviária. Bicicletas dobráveis não pagam essa taxa desde que estejam totalmente dobradas. Pessoas viajando com bicicletas terão que se acomodar no compartimento especial sinalizado para passageiros com bagagens e bicicletas.
Viajando com seu animal doméstico: se for um animal de pequeno porte que viaja no colo você não precisará pagar nada, mas para animais maiores, que viajam com coleira e guia, você terá que pagar uma taxa de 3 euros pelo trajeto de ida-e-volta para qualquer lugar dentro da Holanda.
Cartão de desconto (Voordeelurenabonnement) - Com este cartão você, e mais 3 pessoas viajando com você, terão 40% de desconto no preço da passagem de trem desde que sua viagem comece depois das 9h da manhã. Para adquirir o cartão dirija-se a um guichê de vendas de passagens da estação ferroviária, preencha o formulário, pague 55 euros (válido por um ano) e já pegue o cartão provisório. Ao comprar sua passagem escolha a opção com desconto (korting) e carregue sempre seu cartão de desconto com sua passagem.
Trens noturnos - Há um trem noturno saindo a cada hora parando nas seguintes estações: Rotterdam
Centraal, Delft, Den Haag Centraal,
Leiden Centraal, Schiphol, Amsterdam
Centraal e Utrecht Centraal.
Tempo de duração de viagens entre as principais cidades holandesas*
*em minutos
A Eurail é uma empresa especializada na venda de passes de vários tipos para turistas vindos de países não-europeus que querem viajar pela Europa de trem. Visite o site para conhecer melhor esse serviço ou peça informações ao seu agente de viagens no Brasil.
Planeje sua viagem dentro da Holanda
Como chegar de carro, trem, bonde ou ônibus? Veja aqui as rotas , mapas e horários de transporte público
na Holanda.
Trânsito -
Na Holanda conduz-se pela direita. O trânsito
da direita tem prioridade (com exceção das estradas
e cruzamentos com prioridade de passagem). Nas auto estradas
a velocidade máxima permitida é de 120 km por
hora, a não ser que haja outras indicações.
Nas estradas nacionais é permitida a velocidade máxima
de 100 km por hora. Fora das zonas residenciais a velocidade
máxima permitida é de 80 km por hora e dentro
das zonas residenciais de 50 km por hora, em algumas ruas de
bairros residenciais a velocidade máxima é de
30km por hora.