Recompensa para quem vai de bicicleta ao trabalho
Os trabalhadores que utilizarem bicicleta para chegar ao trabalho, na região sul do rio Ij, percorrendo o trecho entre Zandaam, Amsterdã-Norte e Amsterdã, todas as manhãs, na semana de 22 a 26 de setembro, poderão receber 5 euros, por dia, como recompensa.
Esta semana de estímulo aos ciclistas faz parte do projeto piloto "Bicicletas aliviam o Trânsito" promovido pelo Ministério dos Transportes, Água e Saneamento (MVW) na tentativa de diminuir os engarrafamentos naquela região, em curto prazo. Ao mesmo tempo em que pretende sondar as possibilidades e alternativas para incrementar o uso de bicicletas com destino ao local de trabalho.
Os efeitos de se estimular através do pagamento de recompensa financeira os trabalhadores ciclistas vão ser analisados por instituições especializadas, antes, durante e depois da realização da campanha. E os inscritos serão convidados a participar de uma enquete no final da campanha.
Atuando para o êxito do projeto estão prefeituras, governos provinciais e associações de ciclistas. As entidades juntas estão traçando cinco rotas alternativas e convenientes para ciclistas a fim de colaborar para o escoamento dos veículos em trechos mais caóticos da área. Uma das rotas já traçadas é entre Zandaam e Amsterdã que servirá como ciclovia atraente para tirar de trás dos volantes motoristas que normalmente percorrem o trecho do sempre congestionado Coentunnel.
Para participar da campanha Actieweek Fietsbeloning (semana de ação e recompensa para ciclistas, em tradução livre) é necessário se inscrever pelo site www.fietsfilevrij.nl ou, de 6h30 a 9h30, em um dos dois postos instalados no trajeto. Depois da inscrição a pessoa receberá um código de barras, que servirá de identificação para o pagamento da recompensa.
No site constam também informações sobre as rotas reformadas e as vantagens fiscais incentivadoras à compra de bicicletas para se chegar ao trabalho. De acordo com dados do governo, cerca de 1,2 milhão de pessoas já fazem uso da bicicleta como meio de transporte para alcançar o serviço, na Holanda, percorrendo trajetos cada vez mais longos. Ainda de acordo com a fonte do MVW, “mais de 100 mil trabalhadores pedalam diariamente acima de 10 km para ir trabalhar”. Sem contar que o exercício físico diário traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Clivia Caracciolo, 6 de setembro de 2008.
Fonte: Ministério dos Transportes, Água e Saneamento.
*Comente
aqui:
*Se você não consegue visualizar o link dos comentários, clique em "atualizar página" no seu navegador.