Brasil e Holanda se unem em projeto social em Niterói-RJ
Durante seis semanas, equipes multidisciplinares realizarão atividades esportivas e sociais com crianças e jovens da cidade
‘Gerar oportunidades através do esporte e do intercâmbio de culturas’. Essa é a principal proposta do projeto Favela Fantasy, que, pelo segundo ano, acontece em Niterói e tem a participação de 22 holandeses e 12 brasileiros. As atividades terão início no próximo dia 30 de junho, mas a comitiva da Holanda desembarca no Brasil já no domingo.
A primeira etapa do projeto terá duração de três semanas, durante as quais crianças e jovens de escola públicas da cidade participarão de atividades previamente programadas pelos quatro coordenadores do projeto, dois brasileiros e dois holandeses. Entre elas, torneios de vôlei, palestras e workshops. A expectativa é alcançar mais de 1000 crianças de famílias de baixa renda.
“Todas as atividades tem um objetivo que remete à inclusão. Queremos mostrar para as crianças e jovens que é possível haver integração entre pessoas de diferentes culturas e grupos sociais, basta que haja oportunidade e força de vontade. Devido ao sucesso em 2008, redobramos os esforços e as atividades em 2009”, comenta o professor Marcus Sardinha, um dos coordenadores e idealizadores do Favela Fantasy.
Em agosto, a continuação do projeto acontece em Assen, cidade localizada no norte da Holanda. Serão mais três semanas de uma programação intensa, que incluirá palestras sobre importância do voluntariado, de atividades lúdicas e da troca de experiências entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Através de peças teatrais, apresentações de capoeira, debates e afins, espera-se que haja plena integração entre as equipes.
Tanto no Brasil quanto na Holanda, os grupos viajarão por outras regiões e poderão conhecer diferentes comunidades e estilos de vida que demonstram a diversidade das populações. Na Holanda, além de Assen, passarão por Amsterdã e Terschelling. Após esse período de contato direto entre os dois grupos, alguns jovens holandeses permanecerão em Niterói, onde realizarão estágios com crianças brasileiras. “Não temos dúvidas de que o contato com a cultura brasileira será muito proveitoso para todos nós. Esperamos que ações desse tipo cresçam e dêem chances a outras pessoas”, diz Maike Elzinga, uma das jovens holandesas participantes.
O fotógrafo holandês Peter Voerman, conhecido por documentários e publicações sobre o cotidiano de crianças de comunidades carentes em diversos países, será responsável pelas imagens que formarão posteriormente um livro sobre o Favela Fantasy.
O projeto é aprovado e parcialmente financiado pelo Ministério de Relações Exteriores da Holanda, através da fundação holandesa Wereldzzz de cooperação internacional em parceria com a escola de vôlei de praia Sarda Vôlei, que já formou atletas de nível nacional e internacional. Na última semana, a Secretaria de Esporte de Niterói também aderiu à iniciativa.
29/06/2009
Comente aqui:
Se o link para os comentários não abrir , clique em "atualizar página" no seu navegador.