Festival de Cinema
Nancy Niemeyer
O Festival de Cinema Camera Mundo deu início, ontem à noite, a sua segunda edição Brasil. Mais uma vez, o público presente pode desfrutar da alta esfera profissional que é o tom mais marcante desse festival.
Entre caipirinhas, caldinho de feijão e outros petiscos, Anouk Piket abriu o festival apresentando os cineastas (diretores dos filmes) presentes, seguida por Maria Hupkes que nos explicou o programa da noite.
E que programa!
Foram quatro curta-metragens que a gente pode comparar a petiscos antes da grande refeição. Confira, abaixo, o que pudemos curtir na noite de ontem:
Em Meditação de Carnaval, Ana Costa Ribeiro traduz o dilema volta ou não ao Brasil com imagens de momentos brasileiros facilmente reconhecidas e associadas a vivências positivas. O filme é simples, engraçado, poético, melancólico e saudosista. Lindo!
O francês quase carioca Bruno Thomassin presenteou-nos com uma perspectiva inovadora do dia-a-dia brasileiro. 788 é sucesso garantido. Não vou contar o que é, não. Vocês precisam assistir.
O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar é uma animação de um cordel - a forma mais pura de contar histórias do jeito brasileiro. Hilário e muito criativo!
Diga Alô! O primeiro telefone público é instalado lá onde o Judas perdeu as botas. O que tal acontecimento influencia a vida de seus habitantes?
Desde sua primeira edição, em junho de 2008, o Camera Mundo marcou terreno como um festival sério, com uma programação variada e com objetivos nobres. Hoje, sexta-feira, 26 de junho de 2009, o Camera Mundo abre suas portas para o público. Serão três dias de puro deleite para quem já é fã de carteirinha.
Sendo um dos projetos da Stichting Caramundo (www.caramundo.org), neste ano de 2009, não será a única grande atividade. As Pracinhas Brasileiras, a Turma do graffiti e muito mais se junta à programação deste ano do Brazil in Rotterdam.
O que resta afirmar é que Anouk e Maria, com seu batalhão de voluntários, estão formando uma tradição de que “se vem do Caramundo, sempre é bom”.
27/06/2009