Coisas que antes passavam despercebidas!
Elisângela Kanacilo
Voltei para o curso de holandês e tenho tentado colocá-lo mais em prática. Quando vou a uma loja, sempre procuro/ouso falar em holandês, assisto tv (essa é a parte mais difícil de entender), leio jornais, panfletos, promoções de supermercado e qualquer papelzinho que aparece pela frente. Só o fato de aprender a ler, me dá uma sensação muito mais confortável que antigamente. Já não me sinto tão perdida e já dá para começar a entender o que está acontecendo em volta. Coisas simples, algumas até inúteis, mas só de ler sozinha, sem ajuda na tradução, me sinto mais segura. Será que isso é a tal da integração??
Só para dar exemplos, lendo o jornalzinho aqui do bairro, vejo que, o que antes para mim era coisa só da Holanda, na verdade é algo bastante familiar. Anúncios de emprego, de gente oferecendo-se para trabalhar, venda e compra de casas, consertos de computadores, salões de beleza, limpeza de pele, depilação, manicure e por aí vai. Perto do natal eu estava até seguindo o concurso da rua mais bonita da cidade. Toda semana aparecia uma rua no jornal, toda enfeitada e com a foto de alguns moradores.
Junto com esses panfletos de propaganda que eles entregam os jornais, vi outro dia, um anúncio de vidente, de gente que vai lhe ajudar a encontrar uma solução para os seus problemas amorosos, de trabalho e de outros que você possa ter. Era só ligar e marcar um horário. É gente, as coisas estão ficando mais iguais! Segundo a descrição das Fases* (ver no final do texto), a fase 3 é quando as coisas começam a fazer sentido. Será que isso é o início mesmo da tal integração?
E para finalizar este post, no folheto da Blokker (loja de departamentos, estilo Lojas Americanas) dessa semana, eu vi uma promoção: compre dois produtos de limpeza e ganhe um voucher para a compra de passagens de avião de €19,99 para destinos a sua escolha, dentre eles, Berlim, Bruxelas, Veneza e Pau.
O quê?? €19,99 para ir para o Pau??? As coisas já não estão mais tão iguais. Credo, holandês é esquisito mesmo. Pronto, de volta à fase 2!
Fases:
* Fase 1 : alegria total, fase turística, em que tudo é lindo e perfeito na nova "casa"
Fase 2 : ódio total, nada presta no novo país. Tudo na nossa velha "casa" é melhor e certo.
Fase 3 : falando a língua e entendendo as regras, tudo volta a fazer algum sentido.
Fase 4 : a integração verdadeira, se é que ela realmente existe. (As fases- light)
Obs.1: as coisas já não estão mais tão iguais porque no Brasil o preço para ir para o Pau é em real :)