Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine esta autora anunciando aqui
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Elisângela Kanacilo é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, MG, atualmente estudando na TU em Delft onde defenderá sua tese de doutorado. Nesta coluna ela registra, de maneira divertida, um pouco de suas experiências e como ela tem lidado com choque cultural pelo qual tem passado.


Coisas que antes passavam despercebidas!

Elisângela Kanacilo



Voltei para o curso de holandês e tenho tentado colocá-lo mais em prática. Quando vou a uma loja, sempre procuro/ouso falar em holandês, assisto tv (essa é a parte mais difícil de entender), leio jornais, panfletos, promoções de supermercado e qualquer papelzinho que aparece pela frente. Só o fato de aprender a ler, me dá uma sensação muito mais confortável que antigamente. Já não me sinto tão perdida e já dá para começar a entender o que está acontecendo em volta. Coisas simples, algumas até inúteis, mas só de ler sozinha, sem ajuda na tradução, me sinto mais segura. Será que isso é a tal da integração??
Só para dar exemplos, lendo o jornalzinho aqui do bairro, vejo que, o que antes para mim era coisa só da Holanda, na verdade é algo bastante familiar. Anúncios de emprego, de gente oferecendo-se para trabalhar, venda e compra de casas, consertos de computadores, salões de beleza, limpeza de pele, depilação, manicure e por aí vai. Perto do natal eu estava até seguindo o concurso da rua mais bonita da cidade. Toda semana aparecia uma rua no jornal, toda enfeitada e com a foto de alguns moradores.

Junto com esses panfletos de propaganda que eles entregam os jornais, vi outro dia, um anúncio de vidente, de gente que vai lhe ajudar a encontrar uma solução para os seus problemas amorosos, de trabalho e de outros que você possa ter. Era só ligar e marcar um horário. É gente, as coisas estão ficando mais iguais! Segundo a descrição das Fases* (ver no final do texto), a fase 3 é quando as coisas começam a fazer sentido. Será que isso é o início mesmo da tal integração?

E para finalizar este post, no folheto da Blokker (loja de departamentos, estilo Lojas Americanas) dessa semana, eu vi uma promoção: compre dois produtos de limpeza e ganhe um voucher para a compra de passagens de avião de €19,99 para destinos a sua escolha, dentre eles, Berlim, Bruxelas, Veneza e Pau.

O quê?? €19,99 para ir para o Pau??? As coisas já não estão mais tão iguais. Credo, holandês é esquisito mesmo. Pronto, de volta à fase 2!

Fases:
* Fase 1 : alegria total, fase turística, em que tudo é lindo e perfeito na nova "casa"
Fase 2 : ódio total, nada presta no novo país. Tudo na nossa velha "casa" é melhor e certo.
Fase 3 : falando a língua e entendendo as regras, tudo volta a fazer algum sentido.
Fase 4 : a integração verdadeira, se é que ela realmente existe. (As fases- light)

Obs.1: as coisas já não estão mais tão iguais porque no Brasil o preço para ir para o Pau é em real :)
Obs.2: a promoção é de verdade e está mesmo barato para ir para o Pau. E de avião ainda!
Obs.3: Pau é uma cidade francesa, a pronúncia correta é "pô" e não é nada disso que você está pensando.

 


Comente aqui :

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 

Colunas Anteriores

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.