Dez boas razões para votar nas eleições do Parlamento Europeu
1. Sim, sim. Você decide. Votando.
Ao votar nas eleições para o PE, você decide quem vai influenciar no seu futuro e no dia-a-dia de cerca de 500 milhões de cidadãos europeus. Se isso não lhe preocupa, alguém se preocupará por você - decidindo quem vai lhe representar na única assembleia pan‑europeia eleita por voto direto. Os deputados eleitos vão moldar o futuro da Europa nos próximos 5 anos. Tenha a Europa que você quer! Se não votar, não se queixe!
2. Deputados ao PE - a sua voz na Europa.
Os deputados são a sua voz na Europa - para quê desperdiçar esta oportunidade? Eleito de cinco em cinco anos, o Parlamento Europeu é um importante e poderoso interveniente no processo de tomada de decisão da União Europeia. A forma como o Parlamento vota a legislação da UE influencia o seu dia-a-dia, quer se trate da comida que ingere, do custo das compras que faz, da qualidade do ar que respira ou da segurança dos brinquedos dos seus filhos.
3. É o seu direito de votar!
Como cidadão europeu, votar em eleições para o PE é um direito fundamental e a forma certa de ter uma palavra a dizer sobre o modo como a UE funciona. Ao votar você participa na escolha de quem irá representar pessoas de verdade como você, a sua família, os seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho na Europa. E, como cidadão da UE, pode votar (ou ser candidato às eleições) qualquer que seja o país da UE em que vive, mesmo que não seja nacional desse país. E o melhor é que isso não lhe custa nem um tostão!
4. Em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade!
Jovem ou idoso, estudante ou reformado, homem ou mulher, assalariado ou independente, convencional ou alternativo, citadino ou rural: a Europa diz-nos respeito a todos, muitas vezes sem nos darmos conta disso! Graças à Europa, podemos viajar, estudar e trabalhar facilmente no estrangeiro. O PE trabalha incansavelmente em prol de um ambiente mais limpo, substâncias químicas mais seguras, melhores serviços e empregos. O PE é um ardente defensor dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos, tanto na UE como no estrangeiro.
5. Uma eleição - 375 milhões de eleitores
Em Junho de 2009, você vai ter a oportunidade única de votar juntamente com 375 milhões de outros cidadãos europeus. Para quê? Para eleger o único parlamento do mundo transnacional e multilingue, diretamente eleito, e a única instituição da União Europeia eleita por voto direto. Eleito pelo povo desde 1979, o Parlamento Europeu representa hoje quase meio milhão de cidadãos.
6. Deputados com peso
Na maioria dos casos, os deputados europeus têm tanto peso como os Estados‑Membros no processo de tomada de decisão da UE. A maior parte da legislação que nos afeta diariamente é decidida por deputados ao PE e ministros a nível da UE. Muitas, senão mesmo a maioria das leis promulgadas no seu país são a transposição de atos votados pelos deputados europeus - os nossos representantes. E não só leis: verbas para a construção de novas estradas, praias mais limpas, investigação, educação, ajuda ao desenvolvimento. Os deputados também decidem para onde vai o dinheiro da UE.
7. Deputados ao PE com ainda mais peso
Com o novo Tratado de Lisboa (logo que possa ser implementado), o poder de decisão dos deputados em assuntos da UE vai de novo aumentar. Como legislador, o Parlamento ficará em pé de igualdade com os ministros dos Estados-Membros em praticamente todas as áreas de política da UE. O Parlamento também elegerá o Presidente da Comissão Europeia, reforçando o seu controle sobre o executivo da UE. Além disso, como cidadão da UE, você terá o direito de propor leis europeias.
8. Votar a favor da diversidade
A Europa elege os seus novos deputados em Junho de 2009. Oriundos de 27 países, estes deputados representam uma vasta gama de partidos políticos, círculos eleitorais e pontos de vista nacionais. No Parlamento, a maioria dos deputados organiza-se em grupos políticos de acordo com as suas afinidades políticas. Desta forma, o Parlamento, tal como a Europa, significa acolher e promover a diversidade - nele são faladas 23 línguas!
9. É a política! É a democracia!
Ama a UE? A odeia? Quer que ela efetue uma virada à direita? Ou à esquerda? Há alguma questão que o faça vibrar? Há mudanças que quer ver realizadas? Uma medida que não pode esperar? Investimentos que devam ser feitos? Eleja deputados que pensam como você e poderá ter uma palavra a dizer. A democracia é isso. Faça a diferença!
10. Um pequeno esforço que produz grandes resultados
Vá lá! Só são precisos uns minutos, talvez possa combiná-los com um passeio no parque ou uma ida ao café. Não é um esforço assim tão grande para dizer o que quer à Europa. Depois, é fácil ver o que os deputados que elegeu estão fazendo por você : basta ir a www.europarl.europa.eu !
O Parlamento e a sua organização
O Parlamento Europeu é a única Instituição supranacional cujos membros são eleitos democraticamente por voto universal direto. Representa os povos dos Estados-Membros da União Europeia. Eleito por cinco anos, o Parlamento Europeu estabelece múltiplas leis (directivas, regulamentos,...) que influenciam a vida diária de cada cidadão. |
Dia da Eleição e horário de votação:
04 de junho, 07:30-21:00
Contagem de votos:
Imediatamente após o fechamento da votação às 21h
Estimativa de resultados:
04/06/2009 via ANP (Serviço de Imprensa Holandês)
Resultados oficiais:
9 ou 10 de junho durante Reunião do conselho Eleitoral
Fonte: Parlamento Europeu
Comente
aqui:
Se o link para os comentários não abrir , clique em "atualizar página" no seu navegador.
|