O vilarejo situado a apenas 20 minutos de carro de Amsterdã ou, uma hora de bicicleta para os que gostam do ciclismo, tem um pequeno e lindo
porto e casas com janelas coloridas construídas no século XVII. Com apenas 20 mil habitantes, Volendam mantém velhos costumes. Até hoje encontramos pessoas vestidas no típico traje holandês da região e seus sapatos de madeira. A cidade oferece uma incrível gastronomia. Ali come-se o melhor peixe da Holanda.
Uma das dicas por lá é o “paling” (enguia defumada), servido com salada e pão.

O velho dique , usado como rua principal, hoje é uma boulevard animada, cheia de lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Basta deixar o dique descendo uma de suas escadas para chegar no bairro "Het Doolhof" onde o tempo parece ter parado, encontramos ali a Holanda do conto de fadas.
Os pescadores locais são contadores de histórias natos, segundo uma lenda por eles contada, o porto surgiu com o estranho romance entre a bela filha de um fazendeiro e um cavalo, que a
raptou e sumiu nas ondas. Os rapazes da região saíram de barco à procura da donzela e pararam para pescar, nascendo assim a vila.
Por
volta de 1.357 os holandeses construíram um dique ao Norte de Edam, dando origem ao porto de Volendam que localiza-se à margem do maior lago holandês, o Ijselmeer, e é muito procurada por velejadores e praticantes de
pescaria. Lá é possível alugar veleiros pequenos ou grandes, e barcos especiais para pesca. O passeio tradicional é feito no botter, uma embarcação antiga ,
larga, com muitas velas, disponível para aluguel (até 15 pessoas). Nela, pode-se velejar e conhecer outras cidades históricas da redondeza.
Lá, tem-se a idéia de como era a vida de alguns séculos atrás. O Hotel Spaander é famoso
por sua inusitada coleção de obras de arte. Reduto de artistas e intelectuais, foi fundado em 1853; o proprietário aceitava como pagamento do alojamento, telas e esculturas de seus hóspedes artistas. Com isso, ao longo dos anos, ele formou uma coleção especial.
Aproveite seu passeio a Volendam para tirar fotos em roupas típicas locais em um dos vários estúdios espalhados pela boulevard.

1 - Museu de Volendam
2 - Porto
3 - Hotel Spaander
4 - Het Doolhof
5 - Restaurante De Dijk
6 - Placa em homenagem às 14 vítimas do incêndio no Café Hemeltje no Reveillon de 2001