Logística: com 0,267% da população mundial a Holanda é o oitavo do mundo
Muitas pessoas quando pensam na Holanda pensam automaticamente em tamancos e moinhos.
Os holandeses não acham isso um problema, mas de fato a Holanda é tradicionalmente um país de comércio e transporte. Já no século 17 Amsterdã era o maior porto de trânsito do mundo. Em Amsterdã eram comercializados cereais, peixe, têxteis, e especiarias de todo o mundo.
Amsterdã foi também a primeira cidade a ter uma Bolsa de Valores. Juntos aos barcos que vinham de todo o mundo, havia também um florescente negócio em títulos.
O século 17 fez história, mas até hoje a Holanda manteve sua posição cimeira de país de reexportação. Para dar uma idéia como o setor logístico da Holanda é enorme, basta uma comparação: a população holandesa conta com 16 milhões de habitantes contra um total mundial de 6,4 bilhões - uma parte minúscula. Isso representa 0,267 por cento da população mundial. No entanto, a Holanda é o oitavo país exportador do mundo. Esses bens exportados não são obviamente produzidos por um país tão pequeno. O que significa isso? Simplesmente isto: que muitas empresas estrangeiras escolhem a Holanda para distribuir seus produtos a partir daí.
A Holanda também é chamada de "Porta da Europa" e isso não é sem sentido. Em 2005 o aeroporto de Schiphol foi o terceiro do mundo em termos de carga e descarga - 1,48 milhões de toneladas. O porto de Roterdã foi sem dúvida nenhuma o primeiro da Europa, com 348 milhões de toneladas. E o mais moderno. Além disso, graças à nova ferrovia de transporte de mercadorias para a Alemanha, Roterdã tornou-se a porta principal para a Europa Central. Na Holanda a percentagem de conexões de internet através de banda larga é uma das maiores do mundo. E o clima fiscal é muito favorável para as empresas estrangeiras.
Surpreendido? Isso não é necessário. Os holandeses transportam suas mercadorias para o local de destino. Já fazem isso há quatrocentos anos.
Comente
aqui:
Se o link para os comentários não abrir , clique em "atualizar página" no seu navegador.