Pescado e risco de demência
Dra. Míriam Sommer
As pessoas que comem pescado pelo menos uma vez por semana apresentam menor risco de declíneo cognitivo relacionado com a idade, segundo o trabalho publicado pelos investigadores do Centro Médico de la Rush University de Chicago publicado nos "Archives of Neurology".
A investigação, de 6 anos de duração, mostra que o consumo habitual de pescado parece proteger o cérebro frente aos efeitos do envelhecimento.
Outros estudos anteriores já haviam mostrado que os ácidos graxos omega-3 e o pescado previnem o acidente vascular cerebral e a doença de Alzheimer.
No estudo publicado nos Archives em 2005, os resultados indicam que, as pessoas que consomem peixe uma vez por semana possuem um escore de declínio cognitivo 10% mais lento comparando com as pessoas que nunca comem pescado e, as que consomem peixe duas vezes por semana, um escore de declínio cognitivo 13% mais lento comparando com as pessoas que nunca consomem pescado. O mesmo estudo mostrou uma pequena evidência de associação entre o consumo dos ácidos graxos poli-insaturados omega-3 e a alteração cognitiva.
Fonte de referência:
Fish consumption and cognitive decline with age in a large community study. Arch Neurol. 2005 Dec; 62(12):1849-53.
Comente
aqui: