Gengibre elimina células tumorais no câncer de ovário
Dra. Míriam Sommer
Um recente estudo no Comprehensive Cancer Center da University of Michigan (Estados Unidos) descobriu que o gengibre destrói as células de câncer de ovário, constituindo um elemento potencial para combater esta enfermidade mortal.
Neste estudo, o gengibre não somente provocou a morte das células no câncer de ovário mas também o fez de tal maneira que poderia evitar que as células tumorais se tornassem resistentes ao tratamento, um problema comum na quimioterapia.
Os resultados preliminares foram apresentados em um reunião da American Association for Cancer Research, celebrada em Washington.
Os autores dissolveram o gengibre em um pó numa solução e aplicaram em células de câncer de ovário em laboratório. O gengibre causou dois tipos de morte das células do câncer. O primeiro foi a apoptose, com as células praticamente se suicidando. O tipo de morte celular foi a autofagia, em que as células se digerem ou se atacam a si mesmas.
A maioria dos pacientes com câncer de ovário desenvolvem enfermidade recorrente que, com o tempo, se faz resistente à quimioterapia standard, que se relaciona com a apoptose. Se o gengibre pode causar morte celular autofágica, se poderia evitar a resistência à quimioterapia convencional.
O passo seguinte a ser tomado pelos autores será determinar se o gengibre pode produzir resultados similares em animais. Já se sabe que o gengibre ajuda a controlar a inflamação, que contribui ao desenvolvimento de células de câncer de ovário. Os investigadores sugerem que, ao interromper a inflamação, o gengibre poderia evitar que as células de câncer se desenvolvam.
Comente
aqui: