Vida e saúde
DIETA SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Dra. Míriam Sommer
No que consiste:
A dieta chinesa, junto com a acupuntura, a fitoterapia e a massagem formam parte dos pilares terapêuticos fundamentais da Medicina Tradicional chinesa.
Com a acupuntura e a massagem mobilizamos e regulamos a energia; com a fitoterapia e a dieta preservamos e nutrimos a essência. Se a nutrição é adequada, a energia será abundante, os órgãos estarão bem nutridos nosso “Shen” florecerá, isto é, nosso sistema nervoso e nossas emoções estarão em harmonia.
A alimentação é, pois, essencial para adquirirmos equilíbrio, a harmonia e, portanto, a saúde integral.
A Medicina Tradicional chinesa classifica os alimentos segundo diferentes critérios:
Segundo a energia intrínsica ou natureza do alimento
- Alimentos quentes: tonificam, aquecem, elevam e movem;
- Alimentos neutros: estabilizam, harmonizam, centram;
- Alimentos frescos e frios: refrescam, sedam, adstringem e hidratam.
Segundo seu sabor
Cada sabor tem uma característica energética diferente:
- Alimentons ácidos: adstringem, contraem a energia para dentro. Atuam sobre o fígado e a vesícula biliar (elemento madeira);
- Alimentos amargos: favorecem a drenagem e a evacuação, descendem e secam. Atuam sobre o coração e o intestino delgado (elemento fogo);
- Alimentos salgados: em quantidade moderada, abrandam, lubrificam. Atuam sobre os rins e a bexiga urinária (elemento água);
- Alimentos doces: fazem crescer a energia e lubrificam. Atuam sobre o baço, pâncreas e estômago (elemento terra).
Segundo sua cor
- Alimentos vermelhos: revitalizam;
- Alimentos amarelos: estabilizam, equilibram;
- Alimentos verdes: desintoxicam, depuram;
- Alimentos roxos: adstringem, tonificam o “Jing”(essência);
- Alimentos brancos: purificam.
Segundo o tropismo do meridiano
Cada alimento tem um meridiano de impacto principal. Por exemplo: a pera tem um impacto sobre o meridiano dos pulmões, o espinafre pelo do fígado, a abóbora pelo baço, as castanhas pelo coração e os feijões azukis para os rins.
Segundo o movimento da energia que induzem, etc...
Tendo em conta todos os critérios acima e segundo o diagnóstico que evidencia os desequilíbrios da pessoa, faz-se a determinação dos alimentos mais convenientes para corrigir os desequilíbrios existentes.
Vantagens
Não é uma dieta fixa e se adapta às condições particulares de cada pessoa: constiuição física, idade, época do ano, país em que vive, tipo de trabalho que realiza, tipo de patologia que apresenta etc.
Não leva em consideração o aspecto quantitativo (quantidade de alimento) mas o qualitativo (qualidade energética alimentar).
É baseada nos princípios básicos da Medicina Tradicional chinesa, que leva em conta o ser humano em sua totalidade.
Observações - A dieta segundo a Medicina Tradicional chinesa nos ajuda a ser conscientes de como nos sentimos ( com o calor ou frio, cansados ou excitados, com secura ou excesso de suor etc) e a procurar o equilíbrio através dos alimentos.
Comente
aqui: