Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine esta autora anunciando aqui
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Dra. Míriam Sommer, natural do Rio Grande do Sul, é homeopata formada em medicina no Brasil. Atualmente é mestranda na Erasmus Universiteit e atende em seu consultório em Den Haag. Esclareça suas dúvidas ou saiba como marcar consultas enviando-lhe um e-mail.

Vida e saúde

ALHO E CEBOLA CONTRA O CÂNCER

Míriam Sommer


As pessoas que comem quantidades elevadas de alho e cebola apresentam menos probabilidades de desenvolver diversos tipos de câncer, segundo mostra um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”. Trata-se de uma análise de 8 estudos realizados na Itália e na Suíça, onde foi comprovado que os adultos de idade avançada que mais consomem cebola e alho apresentam menor risco de terem câncer de colon, ovário, laringe entre outros.

Os autores, que pertencem ao Instituto de Investigação Farmacológica Mario Negri de Milão, explicam que estudos anteriores haviam apontado esta associação epidemiológica, porém esses tinham sido efetuados na China e não havia ficado claro, na época, se estes resultados poderiam ser extrapolados para a população ocidental.
Referência bibliográfica:
American Journal of Clinical Nutrition 2006; 84:1027-1032


CARNE VERMELHA E PROCESSADA ASSOCIADA AO CÂNCER COLO-RETAL
Um estudo moderno (chamado de meta-análise), efetuado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo, está confirmando que o consumo da carne vermelha esta associado ao câncer coloretal.

O alto consumo de carne vermelha e carne processada já havia sido associado ao aumento do risco de câncer coloretal em estudos epidemiológicos anteriores, embora a associação nunca havia se mostrado estatisticamente significante, enfatizam os estudiosos Dra. Susanna C. Larsson e Dra. Alicia Wolk, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

Assim, múltiplos estudos efetuados isoladamente já haviam sugerido, anteriormente, uma associação entre o consumo da carne e o câncer coloretal. Porém, essa recente meta-análise que foi publicada no International Journal of Cancer, envolvendo 15 estudos sobre o consumo de carne vermelha (com 7367 participantes) e 14 estudos sobre a carne processada (com 7903 participantes), mostrou resultados estatísticos significativos que mostram a associação entre estes fatores de risco no desenvolvimento do câncer. O estudo concluiu que os indivíduos que consomem carne vermelha apresentam um risco de 28% de apresentarem câncer coloretal se forem comparados aos indivíduos que não consomem carne vermelha. E, no caso da carne processada, o incremento relativo do risco chega a 20%.

Referência bibliográfica:
Internationa Journal of Cancer 2006; 119:2657-2664.

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.