A Ministra da Imigração e Integração, Rita Verdonk, confirmou ontem que disputará a cabeça da chapa de seu Partido Liberal(VVD) para as eleições gerais holandesas de 2007. Verdonk, que a princípio negara o interesse numa candidatura do gênero, oficializou a novidade usando a 'linha dura' que caracteriza seus pronunciamentos públicos. Referindo-se ao concorrente direto, Ministro júnior da Educação, Mark Rutte, A Ministra disse que sua "clareza e decisão" a diferenciavam efetivamente do oponente. Além do ataque direto, Verdonk declarou "ser boa em manter promessas", sugerindo assim que Rutte não o seria. A escolha do cabeça de chapa do VVD, em maio, mobilizará os 40 mil membros do partido, que deverão se decidir entre Verdonk, Rutte e o parlamentar Jelleke Veenendaal, este último quase sem chances diante dos dois primeiros.
Mark Rutte reagiu à provocação de Verdonk dizendo que o comportamento da Ministra prejudica o partido. "É um insulto aos membros do VVD, que escolherão às claras", disse.
Ascensão
Promotora de uma política de imigração rígida, Rita Verdonk vem conquistando a ala direita do Partido Liberal(VVD), por implantar modelos que obrigam os recém-chegados a aprenderem holandês e a aceitarem os valores e normas locais. Sem a aprovação nestes quesitos, o imigrante não consegue o visto de permanência no país. Embora tida como conservadora, a Ministra, de 50 anos, rejeita rótulos de esquerda ou direita. Para ela, tais definições estariam defasadas. Verdonk, que também tem conquistado a simpatia de holandeses nas várias camadas sociais, prefere se identificar como alguém que "segue uma rota direta". Sua candidatura de última hora deve-se ao "empenho em evitar que os Países Baixos venham a ser governados por um governo desastroso de extrema-esquerda", formado pelos Partido Trabalhista(PvdA), Partido Verde(GroenLinks) e o o Partido Socialista(SP). A Ministra, porém, não descartaria uma coalizão com o Partido Trabalhista, conforme disse. Ela também anunciou que está disposta ao debate com os demais candidatos.
Fonte : ANP
Redação: Arnild Van de Velde |