Clientes das empresas de energia elétrica que mudarem para outra companhia poderão receber multa de até 250 euros, confirmou o jornal De Telegraaf no domingo passado. Desta maneira as empresas tentam evitar a migração do usuário para outra concorrente.
O porta-voz da empresa provedora de energia elétrica, Greenpoint, declarou aos jornais que para os clientes que optaram por esta mudança meses atrás, a multa será uma grande surpresa. O valor da multa não está relacionado, de modo algum, aos custos da empresa, é simplesmente uma maneira de lucrar.
O órgão moderador do mercado de empresas provedoras de energia elétrica, Directie Toezicht Energie, limitou o uso de multas altas no ano passado. De acordo com a Greenpoint, por um lapso, não foi especificado nenhum valor máximo permitido. Por cada contrato, de gás e de energia elétrica, suspenso, as empresas têm permissão de multar por cada ano que deixa de prestar o serviço ao usuário. Assim foi permitido por que as companhias alegam que perdem muito dinheiro pela quantidade de energia por elas adquiridas. As multas poderão ser evitadas se houver acordo em contrato longo feito com uma mesma empresa. De acordo com o jornal, aproximadamente 20% dos clientes holandeses pretende mudar de empresa provedora de energia elétrica.
Fonte: De Telegraaf
Tradução: Marcia Curvo
Notícias dos meses anteriores