Amsterdã - Imigrantes ilegais poderão perder, por tempo indeterminado, o direito de regularizar a residência na Holanda. A medida está nos planos da ministra Rita Verdonk(Integração), quem ainda pretende estender a punição a pessoas que tentarem voltar ao país legalmente, depois de terem sido 'grampeadas' pela Imigração. Até então, pessoas que tenham sido deportadas têm o direito de pedir um visto temporário.
A ministra afirmou ter a intenção de endurecer as regras para imigração de modo a excluir os ilegais da possibilidade de conquistarem o direito de morar na Holanda. Assim, Rita Verdonk pretende desencorajar a prática. As estimativas sugerem que cerca de 100 mil pessoas estejam vivendo no país em situação irregular.
Pela legislação em vigor, aqueles que - mesmo tendo vivido no país ilegalmente - quiserem voltar à Holanda para fins de trabalho, estudo ou reunião com familiares podem tentar pedir o visto temporário. Desde março de 2006, candidatos à residência permanente na Holanda estão obrigados a um curso e exames de conhecimento da língua e cultura holandesas, como condição para requerer o visto específico(MVV).
Redação: Arnild Van de Velde
Fonte: ANP
Notícias anteriores