Amsterdã - Um relatório recente do Escritório Central de Estatísticas (CBS) revelou que a Holanda é o único país da Europa ocidental onde o número de emigrantes supera o de imigrantes. A tendência, que foi registrada pela primeira vez em 2003, deve continuar, segundo o documento. Em 2005, 121 mil pessoas deixaram o país, contra 92 mil que o escolheram para morar.
A Bélgica e a Alemanha são preferidos de 25% dos emigrados. O CBS acredita que o custo de moradia, mais baixo nos dois países vizinhos, tenham sido a grande motivação para a mudança. O Reino Unido, Antilhas Holandesas e Aruba também estão entre os destinos mais populares.
O primeiro trimestre de 2006 registrou a saída de 29 mil pessoas - cinco mil a mais do que no mesmo período, no ano passado. A significativa emigração holandesa, única dentre os países da União Européia, supera ainda os recordes de países do Leste europeu, região onde as taxas de emigração são normalmente altas. Ainda dentro da UE, a Holanda apresentou o saldo de migração mais negativo de 2005.