Para tudo há explicação
Rodolfo Torres
Brasília - Enquanto alguns membros do mesmo partido do presidente da República admitem que os atrasos nos vôos devem ser investigados por uma comissão parlamentar de inquérito (uma CPI), outros juram que o progresso econômico do povo brasileiro provocou um congestionamento nunca visto na história deste país nos mais variados aeroportos.
Para alguns petistas, o progresso na economia é o grande responsável pelo caos aéreo. E isto só reafirma a minha teoria, de que os petistas tratam a opinião pública como quem trata um aluno de primário.
Apesar de dezenas de argumentos contrários, que podem derrubar esse sofisma em três frases, acho um exercício muito mais interessante divagar sobre a teoria petista, de que o povo brasileiro está com um poder de compra maior, e, por isso, tem tanta gente querendo viajar de avião. Daí, o caos chegou.
Talvez a mesma tática usada para aumentar o nosso Produto Interno Bruto (PIB), que foi elevado artificialmente de 2,9% em 2006 para 3,7% no mesmo ano; tenha sido adotada para construir esse raciocínio de escola fundamental.
Na teoria econômica do PT, uma maior procura por um serviço não implica em investimento na ampliação e modernização do serviço em questão. Heranças do pensamento de funcionário público... De acordo com o PT, se de uma hora para outra todo mundo quiser usar determinado ônibus que vai até determinado ponto (brasileiro entende melhor um exemplo com um ônibus do que com um avião), ninguém teria a brilhante idéia de colocar mais ônibus para atender mais pessoas e, dessa forma, lucrar mais.
Não interessa quantas pessoas procurem por determinado serviço. Na lógica petista, não importa se apenas 10 ou 1 milhão de pessoas buscam por algo. As vagas imutáveis estão lá, e seja o que Deus quiser. Também não existe investimento em infra-estrutura, muito menos em modernização. Se algo foi feito de certa forma, ficará da mesma forma até o fim dos tempos (o que não deixa de ter um tom apocalíptico...).
Já que falam que todo povo tem o governo que merece, cá estamos nós com um governo que muito representa este povo. O governo das desculpas primárias, das desculpas que utilizamos para ludibriar crianças, é o governo que conta com a maior aprovação popular dos últimos tempos. Ou seja, ou o povo gosta de ser enganado, ou é completamente imbecil.
E não podemos desprezar a possibilidade das duas coisas, simultaneamente. É... O brasileiro é idiota e ao mesmo tempo, ainda gosta de ouvir desculpas cretinas para as tão familiares situações caóticas. E neste tempo em que vivemos, não existe mesmo como desprezar a necessidade da desculpa cretina. O que seria de nós, cada um de nós, sem as mais esfarrapadas argumentações para explicar o que não tem explicação.
Mas tudo bem. Ainda existe mais uma possibilidade. Talvez até a mais real de todas. A de que o governo realmente acredita no que fala. Se isso for verdade, então precisamos de um governo deste. Um governo que acredita que pode governar, que acredita cegamente em seus próprios argumentos para explicar o caos em que ele, decisivamente, contribuiu para colocar o Brasil.
- 03/04/2007