HAARLEM RECEBE MICHELANGELO
Sérgio Godoy
Haarlem, que foi a casa de Frans Halls, fica a 18km de Amsterdã e abriga a bela igreja de St. Bavo, construída em 1313, onde Handel e Mozart marcaram presenças especiais para tocar no magnífico Christian Müller Organ. É também em Harlem que existe o museu mais antigo da Holanda: Teylers Museum, fundado em 1778.
Até 08-01-06, esse bonito museu apresenta 90 desenhos do grande gênio renascentista, Michealangelo Buonaroti
(1475-1564).
A maior parte dos desenhos apresentados faz parte da coleção do Museu Britânico. Cada um deles possui um passaporte, onde está registrado o número de vezes que o mesmo já foi exposto. Esses desenhos somente serão exibidos por mais cinco anos; depois disso, deverão ser guardados e preservados da luz natural.
Michelangelo nos transporta à história de sua época, aos temas bíblicos, ao poder da igreja católica e suas comissões para com os artistas, à constante luta diária em harmonizar genialidade.
Estar na Holanda nesse momento é não perder a oportunidade em entrar nesse mundo fantástico do talento, da paixão e dedicação de um dos maiores artistas já vistos, que deixou para a posterioridade um mundo de infinita e complexa beleza.
Tayles Museum recriou em uma das salas uma projeção do teto da Capela Sistina, que fôra executado no período de 4 anos (1508-1512 ). Uma das obras do gênio que se popularizou e tornou-se comercial em reproduções de camisetas, cartões, capa de livros e cadernos: a criação de Adão, que com sua nudez sensual, estende a mão e toca o dedo de Deus.
Após algumas horas entre as linhas marcantes desses desenhos, pode-se tomar um café no bonito restaurante do museu e talvez em silêncio deixar o coração absorver tudo o que foi apreciado.
www.michelangelo.nl
Comente aqui: