Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine este autor anunciando aqui
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas

Sérgio Godoy é paulistano, graduado em Artes Visuais: Central Saint Martins School of Art , em Londres. Participou de várias antologias literárias no Brasil e alguns de seus poemas foram publicados em Poetry Review UK.

ESCRITORES  HOLANDESES

Sérgio Godoy


Para a frustração de alguns, os brasileiros não são acostumados à leitura. Para a satisfação de outros, o Brasil já produziu uma quantidade imensa de bons autores e ótima literatura. Comprar livro é caro em qualquer parte do mundo, mas as opções estão abertas àqueles que desejam horas, dias ou semanas dentro da leitura, há
bibliotecas, livrarias de segunda-mão e até mesmo o ato de pedir um livro emprestado a um amigo. Ler um romance, novela, contos, crônicas, bibliografia ou poesia, é entrar em um mundo particular existente além das fronteiras realistas da própria vida do leitor. É viajar em outras situações, conhecer outros caminhos, amar, odiar, apaixonar-se e até mesmo aprender com personagens criados pelas mãos  suadas dos autores. Durante a leitura nos transportamos de nós mesmos e relaxamos em dias intensos, incitamos imagens em nosso cérebro e se há algo que ainda não sabemos, procuramos nos informar.

Há o que pode ser classificado de boa e má leitura. Um bom livro; um bom autor. Um livro sem caracterização e de fraco envolvimento, um mau autor. Apesar de tudo isso corresponder-se somente ao gosto pessoal de cada um de nós, é inegável o fato de que péssimos livros já foram e ainda continuam a ser publicados. 

Ao contrário de escritores maravilhosos que possuem uma visão mais perspicaz e abrangente do tempo em que vivem, os livros que mais vendem são de autores extremamente comerciais, onde a exigência de uma leitura concentrada torna-se mínima.

O meu espanto é grande quando ouço alguém dizer que não gosta de livros. Essas pessoas, impacientes ou desacostumadas ao uso da leitura ocupam-se com ações externas onde a atividade cerebral permanece inativa, dormentes em informação. A preferência para com a leitura é diversa e independente de alguém não gostar de literatura ainda existe uma imensa variedade de tópicos disponíveis nas livrarias.

Alguns autores holandeses que merecem nossa atenção:

Mutatuli (1820-1887)                           Novelista         

Louis Couperus (1863-1923)   Novelista e poeta

F. Bordewijk (1884-1965)                   Novelista

Gerard Reeve (1923-2006)                  Poeta

Annie M. G. Schmidit (1911-1995 )     Literatura infantil

Remco Campert (1929- )                     Poeta

Anna Enquist    (1945- )                       Poeta

Arnon Grunberg (1971-)                      Novelista

Hella Hasse (1918- )                            Novelista

Marga Minco(1920- )                          Novelista

Harry Mulish (1927- )                     Novelista

Hugo Claes (1929- )                            Novelista

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.