“NÃO PRECISA SE ZANGAR, TODOS TEMOS NOSSAS OPINIÕES”
Susana Jas
Quando expomos nossas idéias em veículos de comunicações é que percebemos como as pessoas desse tempo estão sem paciência e sem o menor respeito...
Como desaprendemos a discordar...
Parece que se não pensamos de acordo com o outro, viramos alvo de um “tiroteio” de palavras, que “têm” de ser de baixo calão e ofender, senão, não tem graça.
Isso parece ficar ainda mais evidente quando , estando aqui no exterior, resolvemos fazer críticas, ou meramente, observações do que há de positivo e negativo num outro país. Negativo, sim, porque nem tudo são rosas. Há facilidades e dificuldades. Temos de procurar focalizar o positivo, mas ignorar as dificuldades não ajuda a superá-las, penso eu.
Aí vem os comentários que a gente critica por modismo, ou por ser metido, ou porque deveria voltar para o Brasil, ou, ou, ou .... e assim vai.
Acredito na crítica construtiva. E a crítica só é construtiva, quando a gente fundamenta o porquê da discordância. Discordar para dar o contra, fica no vazio.
Acredito no crescimento a partir da discussão de idéias diferentes, mas sempre com respeito.
Simplesmente porque alguém não concorda com o ponto de vista de outrém, não é preciso ofendê-lo dizendo que nunca estudou, que é “babaca”, imbecil ou algo parecido, como está se tornando cada vez mais comum de se ler e ouvir por aí.
Nesse momento fico me perguntando: em que parte do caminho perdemos tanto da paciência e do respeito ao próximo (que já estamos preferindo distante )?
Será que tem a ver com o imediatismo da sociedade moderna ?
Ninguém mais tem paciência de ficar em fila (depois de 5 minutos de espera, reclamamos estar esperando há “séculos”), ou de esperar uma resposta de um emprego, ou de ver um resultado qualquer... tem de ser HOJE, AGORA !
Não damos tempo para o tempo agir. Tempo que é remédio para tantas coisas !
Imagine !! A internet nos dá acesso a qualquer informação em questão de segundos... estamos desaprendendo a esperar e ter paciência, que só pode ser educada através da espera.
O mundo é feito pela diversidade de pessoas, experiências , paisagens, religiões, idéias... é preciso saber conviver com essas diferenças para viver em Paz. A igualdade que tanto buscamos, é a igualdade de oportunidades, mas, no restante, como dizem os franceses: VIVA A DIFERENÇA ! Mas, com respeito !!!